O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) está com consulta aberta para avaliar espécies de aves marinhas e costeiras. Com isso, toda a comunidade científica e os demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação, disponível para edição e envio através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade no site https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/.
O processo de avaliação de risco de extinção das espécies é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos entre uma avaliação e outra. Neste sentido, a Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras está em seu segundo ciclo, sendo conduzida pelo Cemave.
Existem no mundo cerca de 10.426 espécies aves (dados da BirdLife International). Dessas, 1.919 espécies são encontradas no Brasil, segundo o CBRO. Esse alto número de espécies coloca o Brasil entre os três países detentores da maior diversidade de aves do mundo. Apesar da grande maioria das espécies passarem todo o ciclo de vida em território brasileiro, algumas vêm do Hemisfério Norte, do sul da América do Sul, ou de países a oeste do Brasil, passando apenas parte do ciclo de vida no Brasil.