Em comemoração aos 19 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), celebrado no dia 18, o projeto Áreas Protegidas Locais lançou o segundo episódio da web série Vozes Locais, a produção audiovisual explora a experiência de Florianópolis na readequação de UCs municipais ao CNUC.
Instituído pela Lei 9.985/2000, que criou o SNUC, o CNUC é mantido pelo MMA com a colaboração dos órgãos gestores federal, estaduais e municipais. É um sistema integrado de banco de dados com informações padronizadas das unidades de conservação geridas pelos três níveis de governo e por particulares. O ICMBio cuida de 334 unidades de conservação federais, correspondendo a 9,1% do território nacional.
Atualmente, sete das nove unidades de conservação municipais de Florianópolis estão adequadas ao sistema e catalogadas no CNUC. O SNUC foi concebido de forma a potencializar o papel das UC, de modo que sejam planejadas e administradas de forma integrada com as demais UC, assegurando que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representadas no território nacional e nas águas jurisdicionais.
O SNUC tem como objetivos de contribuir para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais, proteger as espécies ameaçadas de extinção, e contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais.