O serviço de licenciamento ambiental oferecido pelo CIMVI aos municípios consorciados completou 2 anos de atividade. Ele é um dos instrumentos mais importantes para a proteção do meio ambiente. Seu objetivo é minimizar os impactos ambientais causados por empreendimentos potencialmente poluidores. A forma consorciada realizada pelo CIMVI é pioneira no estado de Santa Catarina, o que vem atraindo olhares de outros estados do País, bem como de outras regiões de Santa Catarina.
Desde o dia 10 de julho de 2017 o serviço de licenciamento ambiental do CIMVI começou a funcionar, com sede na cidade de Indaial. Desde dezembro de 2018, o CIMVI Ambiental está alocado na sede própria do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, localizada dentro do Parque Girassol, em Timbó. As cidades que participam desse serviço são Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Os pedidos para licenciamento ambiental são protocolados nas prefeituras e encaminhados para o CIMVI realizar a análise e emissão das licenças. Todo o processo é feito em parceria entre consórcio e cidades. Além disso, o CIMVI Ambiental também desenvolve o trabalho de Educação Ambiental nos municípios, onde foi construída uma Minuta de Educação Ambiental que está sendo encaminhada para os municípios consorciados aprovarem em suas câmaras legislativas, para aplicação nas comunidades.
https://cimvi.sc.gov.br/servico-de-licenciamento-ambiental-oferecido-pelo-cimvi-completa-2-anos/