Na última sexta-feira (09) o Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, debateu sobre o futuro da água no Sul catarinense e a necessidade de armazenar e reaproveitar os recursos hídricos. Este foi o intuito da capacitação sobre “Reservação Hídrica”. A atividade ainda evidencia que as metas elencadas para a região no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá estão sendo retiradas do papel.
Definiu-se que o Comitê irá elaborar uma normativa, destacando a necessidade da reservação hídrica. Futuramente, esse documento será enviado às entidades membro e ambientais da região, integrando as informações e ações a serem estabelecidas para a captação e utilização dos recursos hídricos que podem ser armazenados.
Além disso, de acordo com a assessora técnica do Comitê Araranguá, os presentes também reforçaram a necessidade de se trabalhar a educação ambiental voltada para a sensibilização dos atores estratégicos. “Principalmente no que diz respeito à redução do consumo de água e a importância de se desenvolver uma nova cultura de preocupação com os recursos hídricos, não simplesmente pensando em obras de engenharia para construção dos locais de armazenamento, mas trabalhando com o envolvimento social junto ao conhecimento técnico”, completa.
https://www.portalveneza.com.br/sensibilizacao-sociedade-prol-mais-reservas-agua-regiao/