A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sociais e principalmente nas empresas. Foi pensando nisso que o Shopping Della realizou um diagnóstico do lixo gerado no fim de 2016. No empreendimento são produzidas cerca de 110 toneladas de lixo por ano, desse montante 60% já é reaproveitado e a meta é chegar a 80%.
Todo o lixo produzido pelo condomínio tem como destino a Composul, empresa especializada no tratamento de resíduos orgânicos. “Cerca de 34% dos materiais são orgânicos, utilizados pelos parceiros na produção de adubo. Dessa forma promovem uma solução sustentável do ponto de vista ambiental e econômico, fornecendo matéria-prima, contribuindo para a manutenção da gestão dos resíduos”, explica o superintendente do Shopping Della.
A barreira da falta de cultura da separação do lixo trouxe dificuldades na primeira tentativa de aplicação de medidas sustentáveis no Della, pois inicialmente foram colocadas seis lixeiras com sinalizações de distinção para depósito dos resíduos. Como as coletoras continuavam a receber materiais misturados, o Shopping resolveu implantar uma central de triagem.
Alguns aspectos, sobretudo a falta de conscientização da população, dificultam a evolução na área da sustentabilidade, a falta de educação resulta no retrabalho nos processos de reciclagem. “É uma operação mais cara, mas o retorno é muito maior que o dinheiro. Precisamos perceber que o planeta é um só e que para preservá-lo nós temos de sair da zona de conforto é desafiador”, conclui o superintendente.