Paralelamente a Semana do Meio Ambiente, Lages foi palco mais uma vez da Festa Nacional do Pinhão. Os ambientais aproveitaram a oportunidade para maximizar sua divulgação, orientando a população local e um grande número de turistas, que estiveram na região atraídos pela festa.
Em meio ao trabalho de preservação e conscientização realizado pela Polícia Ambiental, cabe ressaltar a importância dos Protetores Ambientais nas mais diversas atividades. De acordo com os militares, os jovens protetores vêm demonstrando alto grau de comprometimento com a causa. Com idade entre 12 e 14 anos, eles estão sempre prontos a atender ao chamado da Polícia Militar Ambiental, justificando a parceria entre a Polícia Militar Ambiental, setor privado e o Ministério Público, os quais apoiam, entre outras iniciativas da corporação, o Projeto Protetor Ambiental.
Todas as atividades desenvolvidas tiveram o apoio da Florestal Gateados S/A, Klabin S/A, Correio Lageano, Jornal Vida e Natureza, Projeto Puma, Universidade do Planalto Catarinense, CAV pertencente à Udesc, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Lages e diversas escolas municipais e estaduais.