A Emasa de Balneário Camboriú já está autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) a começar os testes com tecnologia de nanobolhas para tentar despoluir o canal do rio Marambaia, no Pontal Norte. A tecnologia vai ser testada em três pontos do canal e, nesse primeiro momento, deve ajudar na redução do mau cheiro e devolver a qualidade pra água. É através da introdução de oxigênio na água que a tecnologia vai ajudar a revitalizar o rio.
O prefeito de Balneário Camboriú contou que um projeto desenvolvido em parceria com a Univali também vai ajudar na despoluição do rio. O “Jardins Filtrantes” elaborado por professores da Universidade.
A ideia é colocar plantas que se alimentam da matéria orgânica presente no rio e assim também irá eliminar o cheio ruim que sai dessas matérias. Os testes devem começar em julho nos primeiros 800 metros do pontal Norte até a rua 2450.A técnica já é usada em outros países como Austrália, Inglaterra, França, Estados Unidos e China, com resultados comprovados.