Jaraguá do Sul lidera algumas frentes sobre sustentabilidade: a recuperação da mata às margens do rio Itapocu, mais de 21 mil mudas de árvores deverão ser plantadas no entorno do rio para garantir a qualidade da água disponibilizada para a população e manter o rio saudável. Além da elaboração do programa de arborização urbana, onde serão plantadas 7 mil mudas na área central.
O incentivo à reciclagem com o saco verde, no mês de abril recolheu mais de 566 toneladas de resíduos, os sacos são distribuídos para a população como um lembrete da importância dessa atitude diária. Todos os materiais coletados são destinados às 10 cooperativas de reciclagem credenciadas com o Samae.
A criação do Parque Morro dos Stinghen, foi a primeira unidade de conservação municipal criada no Vale do Itapocu. Um estudo preliminar apontou a existência mais de 110 espécies de aves na região, incluindo animais ameaçados de extinção, o local é usado para educação ambiental.
Jaraguá do Sul está acima dos índices de tratamento de esgoto e deve chegar a 90% após as obras nos bairros Jaraguá 99 e Jaraguá 84. Além do impacto para conservação do meio ambiente, especialmente dos rios que recebem esgoto não tratado em toda região, e da saúde pública, saneamento economiza recursos.
https://ocp.news/entretenimento/5-fatos-que-destacam-jaragua-do-sul-na-preservacao-do-meio-ambiente