Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul e o Ibama, instituíram a Rede de Informações e Ações para a Redução da Pesca Ilegal em Santa Catarina. O objetivo é integrar a fiscalização ambiental a medidas de sensibilização, educação, pesquisa e monitoramento em diferentes níveis de governo, com participação da sociedade civil.
Um Diagnóstico realizado, apurou capacidades estruturais e de atuação na unidade do Ibama em Itajaí, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, no Projeto Tamar, no Cepsul, no Projeto de Monitoramento de Praias da Univali, no Instituto Anjos do Mar, na Reserva Biológica Arvoredo e no Projeto Albatroz.
A partir das informações reunidas, foi iniciado o processo de articulação junto às fundações de meio ambiente de municípios do litoral norte de Santa Catarina que resultou na elaboração de um planejamento estratégico que envolve 7 municípios e diversas instituições ambientais. De acordo com o chefe da Unidade Técnica do Ibama em Itajaí, a Rede busca agora ampliar o número de municípios participantes.