O IMA lançou dia 03 de junho, uma grande operação para o Controle de Espécies Exóticas Invasoras do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O combate às invasoras, principalmente pinus, é fundamental para garantir a biodiversidade local, além de centenas de nascentes, muitas delas que abastecem a Grande Florianópolis.
A proliferação de espécies invasoras afeta consideravelmente a fauna e flora nativas. Com o intuito de garantir a preservação das espécies originalmente catarinenses e a proteção dos mananciais, o IMA vai realizar uma operação para a retirada das exóticas, começando pelo Cambirela.
Com 84.130 hectares, o que representa 1% do território catarinense, o Parque abriga algumas espécies endêmicas que só ocorrem na Unidade, mas estas espécies são ameaçadas pela presença das exóticas invasoras. O pinus ocupa espaço das espécies nativas e consume muita água para seu crescimento rápido, reduziu a “produção” de água afetando o suprimento para consumo humano, produção de alimentos, entre outros.
Por isso, a retirada dos pinus de áreas protegidas é essencial para garantir a preservação da biodiversidade nativa e da água. Para o corte nos pontos mais altos do Parque, as equipes vão realizar uma operação complexa. A primeira etapa será a de reconhecimento. Na seguinte, as equipes vão aos campos e ficam no local por cerca de três dias, o que deve ser repetido em mais ocasiões até a retirada total de pinus dessa parte da Unidade.