Projetos socioambientais que atuam na costa brasileira se mobilizaram para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade. No dia 22 de maio, 14 projetos foram unidos numa ação coletiva de mídia em prol da conservação de biomas e espécies da fauna e flora presentes no país, algumas ameaçadas de extinção. A ação “Juntos pela Biodiversidade” pode ser conferida nas mídias sociais dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Toninhas, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho.
Para a coordenadora do Projeto Toninhas/Univille, “a ação é uma oportunidade de trazer visibilidade às espécies ameaçadas. Um dos principais desafios que enfrentados para a conservação desse golfinho é justamente a sua popularização. Ações como essa aproximam a toninha do público e acreditamos que isso contribui para que a sociedade seja uma aliada na conservação da espécie”, comenta a coordenadora.
De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil detém a maior biodiversidade do planeta. São 8,5 milhões de quilômetros quadrados formados por diferentes biomas: Amazônia, Pantanal, Caatinga, Pampas e a Mata Atlântica.
Dono da maior bacia hidrográfica do planeta, o Brasil tem 4,5 milhões de km² de área marítima e um litoral de 7,4 mil quilômetros de extensão que inclui ecossistemas como recifes de coral, dunas, manguezais, lagoas, estuários e áreas alagadas. Estes ecossistemas abrigam as mais variadas espécies de flora e fauna, algumas ameaçadas de extinção, a exemplo do peixe-boi marinho, do albatroz e do mero, além da toninha.
www.facebook.com/
www.youtube.com/user/
www.instagram.com/
www.twitter.com/projetotoninhas~