É da reciclagem que vem o sustento de 13 famílias que trabalham diretamente na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor), que completa sete anos de atividades. A coleta de resíduos recicláveis varia de 40 a 60 toneladas por mês. Apesar do número expressivo, a cidade possui o potencial para arrecadar ainda mais.
A Acafor é modelo para os demais municípios, o local recebe visitas constantes de pessoas que querem conhecer melhor as atividades. Segundo a superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDAF), Forquilhinha se destaca nesta área. “O município foi um dos primeiros da região a concluir o plano de gerenciamento de resíduos e a implantar um sistema integrado de coleta seletiva, promovendo a inclusão social dos catadores e suas famílias”, ressalta.
O Governo Municipal de Forquilhinha é parceiro da iniciativa. O município cedeu o terreno para a realização dos trabalhos e a administração municipal contribui com as manutenções básicas do centro de triagem.