Aprender sobre o meio ambiente com atividades lúdicas e educativas, esse foi o propósito da 1ª Ekko Gincana da APA da Baleia Franca, realizada em Garopaba. O evento, organizado pelo Instituto Ekko Brasil – Projeto Lontras, levou crianças de escolas públicas do território da APA da Baleia Franca para atividades, voltadas à conservação do meio ambiente.
As tarefas oportunizadas por cada parceiro tiveram objetivo de sensibilizar sobre a biodiversidade, agroecologia, consumo consciente, reciclagem, cultura e valores da região, ao mesmo tempo estimulando o trabalho em equipe. As crianças também conheceram tecnologias alternativas, como o banheiro seco, painéis solares e agroecologia entre outras atividades.
Cada uma das dez instituições participantes levou materiais, maquetes, jogos e brincadeiras ligados às suas áreas de atuação. No estande do Projeto Lontras, uma grande lontra de pelúcia virou cenário para fotografias com as crianças, que também se divertiram com jogos e brincadeiras envolvendo conhecimentos sobre a espécie.
O Instituto Australis abordou a baleia franca, com réplicas, informações e brincadeiras. O Tamar levou tartarugas marinhas feitas de fibra de vidro em tamanho natural e também material biológico. A Associação R3 Animal focou no atendimento dado a animais feridos e na interface entre atividades humanas e riscos à fauna, em especial as questões do lixo, poluição e pesca predatória.
O PRO-CREP tratrou sobre a reciclagem, com diversos tipos de materiais reaproveitando produtos e transformados em arte e utilidades.