A chegada das temperaturas mais baixas traz ainda mais preocupação em relação aos moradores de rua. Enquanto o clima cai, a necessidade de ajuda de quem vive nas ruas só aumenta. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Criciúma está realizando monitoramento e montando campanhas para trazer mais conforto aos moradores.
O secretário da Assistência Social e Habitação de Criciúma, pede que a população pare de dar esmola aos moradores de rua. “A grande maioria dos moradores de rua utilizam o dinheiro recebido para usar drogas e consumir bebidas alcoólicas. Isso prejudica a vida deles e a prefeitura, pois estamos buscando ajudar cada um.”
A Prefeitura de Criciúma possui uma equipe de abordagem nas ruas da cidade. Três profissionais trabalham das 8 às 21 horas buscando moradores. “Os profissionais abordam e conversam com essas pessoas. Se eles estiverem machucados, com fome ou com outro problema, são destinados aos lugares corretos”, comenta. “Além disso, temos uma equipe da Secretaria de Saúde que nos acompanha e nos auxilia diariamente”, acrescenta.
Criciúma possui a Casa de Passagem São José, que é destinada a moradores de rua. O local atende tanto homens, quanto mulheres e possui 50 leitos. Para realizar doações para a Casa de Passagem, os interessados deverão ir até o local, que fica na rua Giácomo Tomé, s/n, no bairro Pinheirinho.