A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Carneiro é uma Escola polo para surdos em Criciúma, a instituição atende estudantes deficientes auditivos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental. Até então, era comum que os surdos levassem mais tempo para entender a movimentação quando o sinal tocava já que não podem ouvir o som do sinal.
A ideia de um sinal audiovisual nasceu do projeto do estudante e vereador mirim da Câmara de Vereadores, em 2018. O projeto foi desenvolvido em parceria com o IFSC de Criciúma. O trabalho de instalação do novo sinal iniciou em setembro do ano passado e foi inaugurado oficialmente no dia 16 de abril, com a presença de pais, professores e alunos na escola.
O sinal emite o tradicional som, também funciona com uma luz intermitente. Os aparelhos foram instalados nas salas de aula e áreas comuns da escola, mudando a realidade dos estudantes e incluindo os surdos nas atividades corriqueiras.
“Para quem não convive com um surdo parece muito simples, mas é uma grande conquista. Com o sinal audiovisual, nós colocamos surdos e ouvintes em um mesmo patamar, igualamos o tratamento proporcionando acessibilidade, inclusão, igualdade e dignidade”, observou a secretária de Educação.