Em um momento em que a preocupação com o desmatamento da Amazônia e o número de enchentes, secas e outros eventos climáticos extremos só têm aumentado, a Plant-for-the-Planet, organização sem fins lucrativos fundada na Alemanha, realizou no Balneário Arroio do Silva em parceria com a UFSC, a oficina de empoderamento ambiental com crianças no sul do Brasil chamada de Academia, aconteceu no dia 2 de abril no Camping e Pousada Serra.
Os jovens das escolas municipais de Ensino Fundamental Jardim Atlântico e de Ensino Básico Apolônio Ireno Cardoso receberam uma camiseta da Plant-for-the-Planet. Na sequência, o Embaixador de Justiça Climática, fez uma palestra sobre os desafios da crise climática ao redor do mundo.
Para levar a mensagem da Plant-for-the-Planet no mundo, a Academia foi um treinamento retórico ao ar livre e sob a sombra de uma grande árvore. “Pare de Falar e Comece a Plantar!”, orientados pelos professores e voluntários, as crianças e jovens receberam mudas e ferramentas e saíram em grupos para ampliar as áreas verdes do camping, em meia hora 100 pés foram plantados.
Na fase final da Academia os jovens e crianças dividiram-se em grupos e desenvolveram projetos ambientais para suas escolas. Os jovens aprenderam sobre a importância da cooperação e do trabalho em equipe para alcançar impactos positivos nas suas comunidades.