Na EBM Machado de Assis, no bairro Itoupava Seca, os alunos aprendem na prática a como fazer economia no consumo. Desde 2012, a unidade escolar conta com um sistema que capta água da chuva e distribui para o uso nos vasos sanitários e nas torneiras disponíveis para a limpeza de calçadas e pátios. Calcula-se que mensalmente a unidade consome 218 metros cúbicos de água, e chega a poupar 20% deste valor desde que o projeto foi implantado.
O sistema consiste em uma rede de canos ligados às calhas da unidade escolar. Um cano coletor deságua em uma caixa com um filtro de impurezas, em uma cisterna com capacidade de 5 mil litros. Uma bomba impulsiona o recurso captado até uma caixa central, que faz a distribuição. De acordo com a idealizadora do projeto, a professora de ciências, a ideia partiu após uma conferência do meio ambiente e um pai teria se interessado em ajudar na execução do projeto, que foi patrocinado pela Eletro Aço Altona.
“Os alunos ficam curiosos em saber como o sistema funciona, até contam que já possuem sistemas para captação de água em casa. Eles acompanham o projeto e avaliam o funcionamento como forma de aprendizado, e sempre se mostram muito preocupados quando o assunto é economia de água”, relata a professora.