O programa Adote o Verde tem como objetivo promover o ajardinamento, conservação e a manutenção de praças, rotatórias, trevos, canteiros e floreiras, através de Termo de Cooperação com empresas, entidades ou pessoas físicas.
O projeto de Lei foi sancionado no ano passado e a escolha das empresas ou pessoas aptas a adotar um desses espaços ocorrerá no prazo de 5 dias úteis, podendo ou não apresentar projetos técnicos relativos ao local por eles escolhido. O lançamento do edital deve ocorrer no final deste mês. Ao todo foram mapeados 52 locais passíveis de serem adotados.
O interessado deverá executar serviços de conservação e manutenção do logradouro, de limpeza, de controle de ervas daninhas, de adubação, de irrigação, de recuperação da vegetação existente, de poda, de cobertura morta, de corte do gramado junto à guia, plantar flores de época, dentre outros.
A prefeitura poderá autorizar a empresa, entidade ou pessoa física a instalar, com fins publicitários, relógios digitais ou eletrônicos, lixeiras, bancos, dentre outros equipamentos urbanos, desde que apresentado projeto assinado por profissional de engenharia.