O Projeto Raízes, desenvolvido pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), busca aliar a história cultural do município com o artesanato. Com isso, os bordados e as pinturas serão enriquecidos com os traços de cada etnia que contribuiu para que a cidade se tornasse o que é atualmente.
O projeto foi lançado pela Afasc no dia 29 de março, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI). O evento apresentou a iniciativa às representantes dos 141 Clubes de Mães de Criciúma. “Através desse projeto, será feita uma pesquisa junto a cada grupo, onde essas mulheres terão a oportunidade de conhecer melhor as raízes de cada etnia e conhecerem melhor a própria história.” Explica a coordenadora dos Clubes de Mães da Afasc.
Ao todo, serão oito etnias trabalhadas nessa atividade: brasileira, italiana, alemã, portuguesa, negra, árabe, polonesa e espanhola. A intenção da Afasc é realizar uma exposição no fim do ano com as peças que forem produzidas em cima do projeto, que alcançará aproximadamente 3,1 mil mulheres de todas as regiões de Criciúma.
https://dnsul.com/2019/geral/criciuma-cultura-e-artesanato-unidos-em-uma-mesma-acao/