O mutirão “Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti” realizou uma ação de limpeza das margens do Rio Itajaí-Açu, baía Afonso Wippel e foz do rio Gravatá, além dos pontos em terra. O mutirão destes pontos e as ações contra o mosquito transmissor da dengue aconteceu no último sábado (23). O evento contou com monitoramento da Marinha do Brasil, Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos os participantes.
Essa é uma ação importante capaz de contribuir para a limpeza das margens Rio Itajaí-Açu, mas também de sensibilizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente, a valorização da água e para não jogar lixo nos rios, nas ruas ou calçadas. Para se ter uma ideia, mensalmente a equipe da Marina Itajaí recolhe toneladas de lixo da Baía Afonso Wippel e do canal de acesso à cidade pelo mar.
A programação do evento teve oficinas de educação ambiental para crianças e blitz educativa contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, uma ministrada pela equipe da UNIVALI sobre educação ambiental e outra sobre a prevenção contra o mosquito da dengue e outras doenças, pela Secretaria Municipal da Saúde.