As secretárias de Meio Ambiente e Turismo e de Administração e Finanças, além da diretora do Departamento de Educação, da diretora da Escola Estadual Eufrásio Avelino Rocha, que participaram da reunião aprovaram a iniciativa e garantiram a parceria. O próximo passo é divulgar o programa nas quatro escolas e agendar o processo seletivo que definirá os 30 participantes do programa entre 12 e 14 anos.
Os alunos terão a oportunidade, de integrar o Programa Protetor Ambiental, institucionalizado pela Polícia Militar de Santa Catarina, que proporciona formação de 180 horas/aula. A previsão é que a aula inaugural ocorra na primeira quinzena de maio próximo.
A estrutura e atividades da Polícia militar, ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, de flora e de fauna, legislação ambiental, unidades de conservação integram o conteúdo programático da formação. Atividades extracurriculares, como visitas educativas a Unidades de Conservação, Museu de Zoologia, trilhas ecológicas e noções de aspectos regionais, culturais, cidadania e civismo completam o programa.