As chuvas ocorridas nos últimos dias têm causado alagamentos em diversas cidades da região, muitas na área de abrangência do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba. Principalmente em áreas urbanas, esses acúmulos de água podem ser potencializados por conta de ações do ser humano, que ainda descarta lixo em locais inadequados e provoca erosões no solo, diminuindo a capacidade de vazão de bueiros, bocas de lobo e canais.
A construção de vias, rodovias e calçadas, por exemplo, não deixando um grande espaço para a água infiltrar, faz com que ela escoe e ganhe velocidade, o que também contribuiu para os alagamentos. É importante ressaltar que, embora sejam fenômenos naturais, a ação humana pode potencializar seus efeitos.
Um alerta, mais uma vez, para os princípios da educação ambiental. Se as pessoas não jogarem o lixo nas ruas e, ao invés disso, descartarem de forma correta, esses materiais não se depositarão nos bueiros e obstruirão o escoamento superficial de água.