O Projeto Escola de Campo é um dos principais em andamento atualmente, a secretária de Educação afirma que as iniciativas têm obtido sucesso desde 2018. O Projeto envolve escolas municipais que são voltadas para a atividade de agricultura ou sustentabilidade.
O impacto da falta de abelhas fez com que umas das escolas fossem incentivadas a criar abelhas sem ferrão, um projeto que ainda está no início, mas se desenvolvendo bem, as abelhas serão usadas para mostrar as crianças a importância da preservação do meio ambiente. Além das abelhas, também tem a horta comunitária.
A EEF Edith Gama Ramos é uma das mais avançadas no que se refere a agricultura, sustentabilidade e ao contato com a natureza, promovem a produção de mudas e de sabão natural que envolve os alunos e a comunidade.
A EEF Professora Adelina Zierke é outra que tem vários projetos, um deles é a criação de animais em 2018 foram criadas codornas, onde cada um tinha que cuidar de seu bichinho. Para este ano foi escolhido coelho para criação, a escola tem uma horta comunitária desde 1986.
https://omunicipio.com.br/projeto-envolve-alunos-e-natureza-em-escolas-de-brusque/