O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade aprovou o Plano de Ação Nacional para Conservação de Mamíferos Aquáticos Amazônicos Ameaçados de Extinção. O PAN contempla seis espécies: boto-cor-de-rosa, peixe-boi-da-amazônia, ariranha, lontra, tucuxi e boto-do-araguaia. O objetivo é reduzir e mitigar as pressões antrópicas e aumentar o conhecimento sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia, visando a sua conservação em cinco anos.
O PAN estabelece estratégias prioritárias de conservação para três espécies ameaçadas de extinção, Boto-cor-de-rosa, peixe-boi-da-amazônia e ariranha. Estabelece ainda de maneira concomitante estratégias para conservação para outras três espécies, Tucuxi, lontra e o boto-do-araguaia.
As ações foram distribuídas em objetivos específicos: redução dos conflitos entre mamíferos aquáticos e atividades pesqueiras, redução da pressão de caça sobre os mamíferos aquáticos, promoção da integridade dos habitats críticos para os mamíferos aquáticos, aumento do conhecimento sobre a dinâmica populacional, ecologia, interações com humanos e saúde dos mamíferos aquáticos, promoção da educação ambiental e do engajamento da sociedade voltados à conservação de mamíferos aquáticos, influenciando políticas públicas.