Das plantas cultivadas utilizadas para a produção de alimentos no Brasil, 60% dependem da visita de polinizadores para se reproduzir. A lista de “visitantes” das culturas agrícolas supera 600 animais, dos quais, no mínimo, 250 têm potencial de polinizador. Entre eles estão borboletas, vespas, morcegos, percevejos e lagartos. As abelhas predominam, participando da polinização de 80% das culturas agrícolas que dependem da visita de polinizadores e são responsáveis pela polinização exclusiva de 65% delas.
O serviço ambiental (ecossistêmico), tem sido ameaçado por fatores como o desmatamento, mudanças climáticas e o uso de agrotóxicos. Para combater essas ameaças, que colocam em risco a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade brasileira, são necessárias políticas públicas que integrem ações em diversas áreas, como a do meio ambiente, da agricultura e da ciência e tecnologia.
Algumas plantas cultivadas ou silvestres dependem, exclusivamente de outros animais para a realização desse serviço, como é o caso da polinização de flores de bacuri por aves, de flores de pinha e araticum por besouros, de flores de mangaba por mariposas e de flores de cacau por moscas. As plantas visitadas por esses animais enriquecem o prover das frutas e vegetais que fornecem nutrientes bastante importantes.
O serviço ecossistêmico de polinização no Brasil também tem sido ameaçado por fatores, como desmatamento, mudanças climáticas, poluição ambiental, agrotóxicos, espécies invasoras, doenças e patógenos.
http://agencia.fapesp.br/polinizacao-e-ameacada-por-desmatamento-e-agrotoxicos-no-brasil/29730/