Como uma forma de preservar e incentivar a arborização de Itajaí, a primeira Feira de Doação de Mudas de Árvores Nativas de 2019 ocorreu no Viveiro de Mudas Nativas, no bairro Fazenda. A ação é organizada pela Famai, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Unidades de Conservação.
Quem foi até a feira receber a doação, levou sua própria sacola reutilizável ou algum recipiente para carregar as mudas. Cada morador pode escolher uma ou mais mudas de árvores para plantar em casa, seja em área urbana ou rural.
Entre as espécies estavam: pitanga, araçá vermelho, araçá amarelo, goiaba mirim, jabuticaba, ipê-roxo, ipê-rosa, pata de vaca, nona, grumixama, cereja do rio grande, gabiroba, ingá-banana e bacupari.
De acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), plantar árvores é importante para o meio ambiente. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar e agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores oferecerem sombra, alimentos e outros benefícios.