Entre as praias do norte e do leste da ilha, em Florianópolis, existe uma extensa área de vegetação que, na maioria das vezes, passa despercebida. Pouca gente sabe que lá dentro, no meio da floresta de Mata Atlântica, visitantes de todas as idades recebem uma verdadeira aula de educação ambiental. E onde biólogos, veterinários e policiais ambientais trabalham dia e noite para salvar a vida de milhares de animais.
O Parque Estadual do Rio Vermelho é uma Unidade de Conservação de uso integral. E isso faz dele um misto de trilha ecológica, com área de preservação e hospital para tratamento de animais debilitados.
A presidente da R3 Animal, que trata animais apreendidos, explica que o objetivo principal é a soltura dos animais. São mantidos aqueles que não podem sobreviver sozinhos na natureza para educação ambiental, conscientizar a população sobre o mal que fazemos, comprando animais de forma ilegal.
Além dos animais marinhos, o Parque tem estrutura para receber, abrigar e tratar animais Silvestres no Centro de Triagem, o CETAS, que existe desde 1995, e já salvou a vida de milhares de animais silvestres.