O Lixo no mar é considerado uma das cinco maiores ameaças aos oceanos. Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenha origem em atividades realizadas em terra (indústria, gestão inadequada de resíduos sólidos, entre outros) enquanto os outros 20% são originados em atividades realizadas no mar (transporte de cargas, pesca, plataforma oceânicas, entre outros).
Em junho de 2017, foi realizada em Nova Iorque a Conferência da ONU sobre os Oceanos. Durante a Conferência, vários governos, organizações não governamentais e empresas firmaram cerca de 1.400 compromissos voluntários, nos quais se comprometeram a implementar ações para o combate ao lixo no mar. O Governo do Brasil apresentou a proposta de “Desenvolvimento de uma estratégia nacional para combate ao lixo no mar”, que prevê como produto a elaboração do 1º Plano de Ação Nacional para Combate ao Lixo no Mar.
A Portaria nº 188/2018, publicada pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, cria a Comissão Organizadora do Plano, composta por representantes de governo, sociedade civil e academia. Você está sendo convidado a relatar a sua percepção, ou da sua organização, sobre o problema do lixo no mar, e a propor até três ações para combater o lixo gerado em terra e até três ações para combater o lixo gerado no mar através do link abaixo.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdc7JogZ3XIVnhMG3YZ8hMoEkVG7GPWWrpIJSRHPi6Sm20iIg/viewform