Em uma região de árvores de copas altas e presença abundante de água fica a Reserva Biológica Estadual Vale das Nascentes. Situada a 46 quilômetros do Centro de Joinville, é refúgio para espécies variadas de vegetação e animais. A unidade de conservação deve ser criada oficialmente em breve e será o primeiro espaço estadual desta categoria na cidade. Com ampla cobertura florestal nativa, a área representa a preservação integral da natureza para as futuras gerações.
Ali, pássaros, insetos e até plantas ameaçadas de extinção encontram habitat seguro, com a mata bem conservada e dois rios importantes para a região Norte catarinense que margeiam a reserva. A proteção da biodiversidade da fauna e flora, assim como dos mananciais hídricos presentes no local são critérios fundamentais para demonstrar a importância da criação desta área.
Se desenvolvendo nesse espaço, há dois tipos de árvores que podem ser extintas. Alguns cedros, de tronco rugoso e encorpado, crescem altos entre outras plantas. A vegetação foi explorada na época da extração madeireira, ocorrida até a década de 1970. Atualmente, está na categoria de vulnerabilidade, de acordo com o Ibama, podendo alterar para a modalidade de perigo se as condições de ameaça não diminuírem. O Xaxim, que também está prejudicado, é encontrado nos locais mais úmidos, e demora cerca de cem anos para crescer um metro.
https://www.nsctotal.com.br/noticias/joinville-tera-primeira-reserva-biologica