O Auditório Edson Rodrigues, na Unesc, recebeu na segunda-feira (19), o Seminário “Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro, teve como foco a discussão de soluções para tratamento adequado aos resíduos sólidos urbanos. A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, por meio do projeto Coleta Seletiva Solidária, com apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara.
O Seminário contou com três atividades em sua programação, a palestra “Rotas Tecnológicas em Tratamento de Resíduos Sólidos”, “Compostagem: Desafios da valorização regional da fração orgânica dos resíduos urbanos e industriais” e uma roda de conversa com o tema “Situação regional e perspectivas de cenários futuros”.
Reuniram também participantes de outras fundações municipais de Meio Ambiente da região, discutiram o contexto da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com a participação e inclusão social produtiva dos catadores. Entre as questões discutidas, por exemplo, estão quais soluções tecnológicas são mais adequadas para a nossa realidade e quais os arranjos tecnológicos são necessários para assegurar essa inclusão social produtiva dos catadores organizados em associações e cooperativas que efetivamente consolidem a coleta seletiva de materiais recicláveis ampliando a cadeia de reciclagem.