Um dos objetivos do projeto Guarda Mirim é justamente essa integração com outras Unidades de Conservação, participaram da vivencia 30 alunos de 3 escolas da região são elas: EMEB Professor Eduardo Pedro Amaral, EMEB Professor Pedro Cândido e Frei Bernardino, da faixa etária de 9 a 12 anos.
A turma de Guarda Mirim, conheceu o Centro de Visitantes com sala de exposição com informações sobre a história do Parque e de seu fundador Fritz Plaumann, visualizaram a maquete do parque, que tem uma área de 717,48 hectares, conheceram espécies de fauna e flora com painéis de imagens e mapas ilustrativos e interpretativos. Em seguida foi feita uma das quatro trilhas do parque, a trilha do Lajeado Cruzeiro, onde tiveram a oportunidade de passar na ponte pênsil com 30m de comprimento por 17m de altura. A trilha proporcionou visualização de quedas d’água e a importância da conservação dos recursos hídricos. “Eles vivenciaram, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O Parque Estadual Fritz Plaumann é uma Unidade de Conservação de proteção integral, destinada à preservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e ao turismo ecológico. Criado em 2003, como medida de compensação ambiental pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica Itá, abrange uma área de 717,48 hectares que protege remanescentes das florestas que recobriam originalmente a região do Alto Rio Uruguai no Estado de SC, atualmente com vários estágios de regeneração.
https://clmais.com.br/projeto-guarda-mirim-visita-parque-fritz-plaumann/