O Dia D EcoPonto visa chamar atenção para a conscientização dos cidadãos e de empresários sobre a importância de dar a destinação correta para materiais que não podem ser descartados no lixo comum, como pilhas, baterias, lâmpadas, eletroeletrônicos e pneus. A iniciativa propõe ainda uma reflexão quanto à necessidade de cada um fazer a sua parte em prol de uma cidade ecologicamente sustentável.
Durante este dia, a comunidade tem a oportunidade de fazer o descarte de resíduos que podem contaminar o meio ambiente, e que precisam de um trabalho de descontaminação antes de serem encaminhados para um aterro sanitário, ou até mesmo para reciclagem, conforme prevê a Lei Nacional para Controle de Resíduos Sólidos.
Preocupação ambiental
Ao auxiliar no recebimento de materiais como computadores quebrados e lâmpadas queimadas, os alunos que cursam o 3º ano do Ensino Fundamental do Sesc, aprendem uma importante lição. “Com essa atividade, nós aprendemos que devemos separar o lixo e dar um destino correto para cada coisa. Dessa forma, também ensinamos as outras pessoas, que se ajudarmos a preservar a natureza, nós seres humanos poderemos viver mais saudáveis sem poluição.
Conscientização
A bióloga da Fundema, também acompanhou o Dia D e destaca a necessidade de se criar opções para a população descartar resíduos sólidos. “O EcoPonto serve como suporte, como referência para as pessoas fazerem o descarte correto de materiais que não podem ser colocados junto ao lixo comum. Quanto mais oportunidades foram criadas, menos os cidadãos vão poder dar a desculpa de que não sabem o que fazer com os resíduos. A educação ambiental é algo que precisa ser trabalhado em todas as idades, mas é principalmente nas crianças, que depositamos nossa esperança. Por isso, é fundamental envolver os estudantes nesse tipo de projeto, pois eles aprendem na prática e as chances de crescerem fazendo a coisa certa, são muito maiores. Infelizmente, muita gente ainda não tem consciência de que lugar de lixo é na lixeira. É muito comum ver pessoas que não veem problema em jogar um papel de bala ou uma garrafa pet no chão. Imagine milhares de pessoas pensando da mesma forma. O resultado de milhares de papéis de bala e de garrafas pets acumuladas nas ruas, nos rios.”
https://omunicipio.com.br/mais-de-uma-tonelada-de-lixo-eletronico-e-recolhida-no-dia-d-ecoponto/