As aulas serão ministradas no espaço da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), no bairro Itacorubi, que funciona em galpão anexo ao Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da Autarquia de Melhoramentos da Capital, a Comcap.
A sala de aula foi reformada e organizada pelos próprios recicladores. As atividades ocorrerão sempre das 17h às 20h, na segunda, quarta e quinta-feira.
No primeiro segmento, que visa a alfabetização, e tem como princípio educativo a leitura, há oito matriculados. Vinte e sete estudantes estão no segundo segmento, que tem por objetivo a pesquisa conforme os moldes de outros polos da modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos- a EJA. Esse segmento permitirá aos trabalhadores finalizarem o nono ano do ensino fundamental.
A Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR) de Florianópolis foi fundada em 1999 por imigrantes vindos da região oeste de Santa Catarina, que deixaram a vida no campo e o trabalho na colheita de erva-mate em decorrência das difíceis condições de vida na área rural. Esses imigrantes trocaram a escola pelo trabalho ainda quando crianças, resultado de uma vida marcada por desigualdades e injustiças sociais.
Para muitos deles, retomar os estudos era um sonho distante, guardado com carinho no coração e nas memórias da criança que se viu forçada a trabalhar desde muito cedo.
https://ocp.news/geral/eja-de-florianopolis-alfabetiza-recicladores