O estúdio Criativo RatoRói Moda decidiu colocar em pratica ideias para um mercado mais justo e assim contribuir com o meio ambiente transformando plásticos em objetos duráveis.
O plástico está presente na bicicleta, carro, celular, computadores, nas mesas cirúrgicas e graças a ele, a sociedade evoluiu muito. Mas, como mudar agora, sabendo que tudo foi feito a partir do plástico? Foi quando caiu a 'ficha' e percebi que o problema do plástico não é o material, mas o fato de usarmos ele errado. Ele é algo para fazer bens duráveis, não descartáveis.
Os plásticos reciclados são separados por uma cooperativa de catadores que é parceira do Estúdio. Para o processo eles são cortados em pedaços para que depois com o calor e uma certa pressão sejam moldados.
Nada é adicionado durante a “modelagem” – exceto o calor que é necessário – e há pouquíssimo desperdício. O processo é muito mais simples, gasta pouca água e energia, se comparado com outros. Todo o processo demora entre 15 minutos a duas horas.
Reconhecimento
Neste ano a RatoRói recebeu alguns prêmios e reconhecimentos como: Inspiramais, Be Brasil, Rooms for Free, ICV Global, Museu da Casa Brasileira, Prêmio Objeto Brasileiro e Prêmio D. Catarina. Eles também participaram da World Design Summit, em Montreal e do Isaloni, em Milão.
Serviço