A intenção do evento é fazer com que as pessoas exercitem o hábito da observação e aumentem o espírito conservacionista das aves e de seus biomas.
O evento é uma iniciativa do “Aves Catarinenses”, projeto de pesquisa sobre a avifauna (conjunto de aves de uma região). No domingo, às 16h, será lançada a campanha para a escolha da ave símbolo de Balneário Camboriú, em parceria com o Programa Terra Limpa, ligado à Secretaria do Meio Ambiente e à Secretaria de Educação. A população poderá votar na ave símbolo pelo site www.avescatarinenses.com.br até 15 de setembro. Serão apresentadas seis sugestões. O 1º Observa BC faz parte da programação de aniversário de 54 anos de Balneário Camboriú.
A observação de aves é uma nova modalidade de turismo sustentável que cresce no mundo inteiro. “Os esforços estão concentrados para divulgar as riquezas de nosso Estado, que chama a atenção de observadores de todas as partes de mundo. Santa Catarina, com biomas distintos como manguezais, floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista, campos de altitudes e restinga, possibilita uma oportunidade para os observadores.