O título do projeto é “juntos pelo Rio Itajaí Mirim”, do aluno João Victor da Silva, do Centro de Educação Professor Cacildo Romagnani (CAIC), ele acredita que a poluição do rio pode ser amenizada com uma campanha de conscientização da comunidade; abordando temas como descarte de óleo de cozinha, esgoto e moradias irregulares.
O Rio Itajaí-Mirim, por ser um dos principais afluentes da bacia do Rio Itajaí-Açu, necessita urgentemente de uma atenção voltada à sua recuperação, principalmente por ser o rio responsável pelo abastecimento dos reservatórios de distribuição de água potável de alguns municípios da macrorregião do Vale do Itajaí. O projeto visa despoluir e melhorar a qualidade da água, bem como recuperar a flora e fauna das margens”, justificam os autores do projeto.
A Conferência tem o objetivo de mobilizar a comunidade escolar, do 6º ao 9º ano, a desenvolver processos educativos sobre a dimensão socioambiental da água, com o fortalecimento da educação ambiental no ensino básico e melhora da relação ensino-aprendizagem. A proposta também é de estimular atitudes responsáveis e comprometidas com as questões locais e globais.