Tema central da campanha será a reciclagem e a reutilização do plástico.
Segundo o regulamento, o trabalho final, que concorrerá ao prêmio nacional, será a criação da escultura de um animal que corre risco de extinção, com a utilização de qualquer tipo de material de plástico reciclado. Além de concluir o trabalho, o participante precisa preparar um desenho sobre a criação e enviá-lo aos organizadores, sob orientação dos professores. O desenho deverá ser confeccionado em formato A3, na posição horizontal.
A premiação nacional será uma viagem a um lugar emblemático do Equador, na primeira semana de outubro de 2018, com acompanhamento do professor ou professora.
Ao Redor da Ibero-América é uma campanha de sensibilização ambiental, organizada pela Veolia América Latina, na Grande Florianópolis representada pela Proactiva Meio Ambiente Brasil Ltda., em parceria com a Prefeitura de Palhoça. A Proactiva é responsável pelo recolhimento e destino final de resíduos sólidos no município.
Além do Brasil, o concurso também é realizado na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, buscando sempre a conscientização ambiental, proteção de biodiversidade, economia circular, energia renovável e reciclagem, além de outros temas. Em 2017, participaram do concurso 1.500 crianças, entre 10 e 11 anos, de seis países, envolvendo 232 escolas de 50 municípios.
Para o concurso deste ano, a Secretaria Municipal de Educação vai inscrever 456 alunos de oito escolas, envolvendo 14 professores / orientadores. O concurso é voltado para estudantes de escolas públicas.