Os alunos do Programa Protetor Ambiental de Palma Sola acompanharam, este mês (08/2016), uma aula prática dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária que também contou com a presença dos integrantes do Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (NEVS).
Durante a aula prática, foi analisado o estado de saúde de um gavião-carijó, resgatado pelo Corpo de Bombeiros de São José do Cedro, e de uma coruja mocho-diabo, entregue por populares de Dionísio Cerqueira à Polícia Militar Ambiental.
— Os dois animais estavam com sintomas de trauma, ocasionado por algum tipo de choque, além de deficiência nutricional. Após a realização de diagnósticos por imagem, não foi constatada nenhuma fratura — afirma o professor, salientando que, posteriormente, os animais foram encaminhados ao pelotão da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste para os procedimentos cabíveis de tratamento e soltura.
Além da aula prática, os alunos do Programa Protetor Ambiental participaram de uma palestra sobre a fauna. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há pelo menos 330 espécies e subespécies ameaçadas de extinção. Após a palestra, os alunos do Programa conheceram o Laboratório de Anatomia Animal.
PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL
O Programa Protetor Ambiental da Polícia Militar Ambiental é destinado a estudantes de 12 a 14 anos de idade, com aulas teóricas e práticas voltadas ao meio ambiente, e tem o objetivo de tornar os jovens multiplicadores de saberes ambientais e possíveis lideranças nas comunidades em que estão inseridos. Este ano, o Programa está sendo desenvolvido em São Miguel do Oeste e Palma Sola.