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O EBEA é um evento planejado e executado pelo GTEA Local – Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Blumenau, formado por entidades públicas, privadas e do terceiro setor. O objetivo do encontro é promover a socialização e a reflexão sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade. Por meio de palestras, oficinas e apresentações culturais, o encontro tem o intuito de debater ideias, trocar experiências e divulgar projetos em educação ambiental na região. Desta forma, incentiva a consolidação e possibilita a integração das ações existentes, contribuindo para a mudança de consciências e atitudes em prol da sustentabilidade. O EBEA é um instrumento de aplicação da Política Municipal de Educação Ambiental. A primeira edição ocorreu em 2014 e a segunda em 2015; as próximas serão bianuais, a partir de 2017.

A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos criativos e comprometidos, que possam identificar problemas da realidade e solucioná-los por meio do que aprendem. A finalidade das Escolas Criativas é a de contribuir para uma educação atenta às necessidades presentes do século XXI, estimulando o desenvolvimento da consciência, de valores e da criatividade. Em 2011 a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, iniciou o Projeto Escola Sustentável e em 2013 foi certificada como Escola Criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas, da Universidade de Barcelona. O projeto Escola Sustentável tem o objetivo de adotar práticas pedagógicas de sustentabilidade na escola, adaptando seus espaços e tempos, para criar consciência nos estudantes e famílias de que a mudança no planeta começa em cada um, em cada casa, na escola e na comunidade. Este é um relato das experiências ecoformadoras vivenciadas no espaço escolar da EBM Visconde de Taunay,localizada em Blumenau- Santa Catarina.O projeto conta com a ação de órgãos, instituições e colaboradores parceiros da escola. O conceito de Sustentabilidade está sendo abordado na prática educativa da escola em atividades educativas, tais como: construção do Jardim Biodiverso com bancos de superadobe; aquisição de lixeiras para separação do lixo escolar. Além disso, aplicação do Projeto: “Onde você esconde seu lixo?”; construção do pátio das sensações; ajardinamento com plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais nos pátios e terreno da escola; construção de composteira e horta mandala; construção de um parque com pneus usados, para ampliar e urbanizar os espaços de lazer e aprendizagem; construção, observação e acompanhamento do minhocário; construção de jardins verticais. O projeto Escola Sustentável tem inspirado os professores a desenvolverem subprojetos nas turmas, promovendo a sensibilização nos estudantes e respectivas famílias que a mudança no planeta começa por cada um de nós, em casa, na escola e na comunidade. Diante disto, podemos inferir que o processo pedagógico da escola vem contribuindo para a ampliação de tomada de consciência em relação às atitudes e reflexões acerca de questões que afligem a vida no planeta. Incentivar que este projeto ultrapasse os “muros da escola” e alcance as casas dos estudantes para contribuir com uma comunidade mais sustentável, é um dos maiores desafios enfrentados pela escola. Mas, sem dúvidas, o envolvimento das crianças e adolescentes de hoje nos processos de ecoformação é fundamental para o sucesso, em longo prazo, dos esforços para a sustentabilidade.    Autores: Jeane Pitz Pukall e Roseli de Andrade.  

Implantação de um projeto piloto a ser executado nas dependências da escola Vandelina Matilde Anacleto, situada na avenida São Francisco do Sul, Salinas, transformando-a em uma ESCOLA DO MEIO AMBIENTE com a premissa da SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. Consonante com a Política Nacional de Educação Ambiental (lei: 9795/1999). Diversos autores, acreditam que é na SENSIBILIZAÇÃO DOS SENTIDOS QUE O PENSAMENTO COMEÇA. Eles advertem que as esperanças da humanidade repousam em uma educação que deve ter a NATUREZA COMO MESTRA. A Escola do Meio Ambiente pretende buscar, através da utilização de uma metodologia específica, sensibilizar para a percepção da natureza que a constitui, com suas particularidades, biodiversidade, simplicidade e tudo o que ela pode nos ensinar. Embora respaldados pela ciência, através das pesquisas realizadas na área da escola,o objetivo não será o de transmitir conteúdos na área de Ciências Biológicas ou de qualquer outra disciplina específica, mas o de APRESENTAR A NOSSA INTERDEPENDÊNCIA COM A NATUREZA. Para isso nos fundamentamos na ética de que não somos os únicos seres vivos do planeta, no resgate de valores, na transdiciplinaridade e na afetividade com a natureza. Pretendemos conquistar, através de singelas vivências, um vínculo amoroso entre as nossas crianças e a Escola do Meio Ambiente. A escola será palco para PROJETOS E INTERVENÇÕES voltados para a ecologia, tendo a frente metodologia e calendário próprio, autorizado pela Secretaria de Educação de Balneário Barra do Sul, tendo a frente profissional da área. As visitas das turmas serão acordadas através da Coordenação de Educação de Balneário Barra do Sul, além da da Direção Escolar, e disponibilidade de transporte.

A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos criativos e comprometidos, que possam identificar problemas da realidade e solucioná-los por meio do que aprendem. A finalidade das Escolas Criativas é a de contribuir para uma educação atenta às necessidades presentes do século XXI, estimulando o desenvolvimento da consciência, de valores e da criatividade. Em 2011 a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, iniciou o Projeto Escola Sustentável e em 2013 foi certificada como Escola Criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas, da Universidade de Barcelona.O projeto Escola Sustentável tem o objetivo de adotar práticas pedagógicas de sustentabilidade na escola, adaptando seus espaços e tempos, para criar consciência nos estudantes e famílias de que a mudança no planeta começa em cada um, em cada casa, na escola e na comunidade.O projeto conta com a ação de órgãos, instituições e colaboradores parceiros da escola. O conceito de Sustentabilidade está sendo abordado na prática educativa da escola em atividades educativas, tais como: construção do Jardim Biodiverso com bancos de superadobe; aquisição de lixeiras para separação do lixo escolar. Além disso, aplicação do Projeto: “Onde você esconde seu lixo?”; construção do pátio das sensações; ajardinamento com plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais nos pátios e terreno da escola; construção de composteira e horta mandala; construção de um parque com pneus usados, para ampliar e urbanizar os espaços de lazer e aprendizagem; construção, observação e acompanhamento do minhocário; construção de jardins verticais; construção de uma casinha com garrafas pet, que funciona como espaço de leitura. O projeto Escola Sustentável tem inspirado os professores a desenvolverem subprojetos nas turmas, promovendo a sensibilização nos estudantes e respectivas famílias que a mudança no planeta começa por cada um de nós, em casa, na escola e na comunidade. Diante disto, podemos inferir que o processo pedagógico da escola vem contribuindo para a ampliação de tomada de consciência em relação às atitudes e reflexões acerca de questões que afligem a vida no planeta. Incentivar que este projeto ultrapasse os “muros da escola” e alcance as casas dos estudantes para contribuir com uma comunidade mais sustentável, é um dos maiores desafios enfrentados pela escola. Mas, sem dúvidas, o envolvimento das crianças e adolescentes de hoje nos processos de ecoformação é fundamental para o sucesso, em longo prazo, dos esforços para a sustentabilidade.  Veja aqui o blog do projeto " Escola Sustentável" E aqui para ver um vídeo sobre a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay Instituição: Escola Básica Municipal Visconde de Taunay Município: Blumenau/SC

  Nosso objetivo é orientar os educandos para a mudança de hábitos, valores e comportamentos relacionados ao desenvolvimento de ações sustentáveis, a fim de evitar o desperdício e diminuir o impacto ambiental. O presente “Projeto visa ampliar os conhecimentos sobre a Sustentabilidade e desenvolver ações práticas para os educandos no seu dia a dia. No decorrer do Projeto muitos assuntos foram estudados e debatidos, entre eles, a história do projeto Educação Ambiental ao longo dos anos e sua trajetória; captação de água da chuva através das cisternas; projeção de mudanças para espaço de convivência; e a projeção e construção da composteira no espaço escolar.  Ao longo dos anos o ser humano vem acompanhando mudanças na questão ambiental que afetam o meio onde vive, isso revela a importância em conhecer e acompanhar a realidade ambiental local e global. Considerando a importância desta temática, observou-se a necessidade de reduzir os resíduos sólidos produzidos nas escolas do município. O projeto foi realizado a partir de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, visitas ao aterro sanitário do município, com levantamento de dados sobre o lixo orgânico despejado na vala, tabulação destes dados e verificação do lixo produzido nas escolas do município de do estado. Através dos dados obtidos realizamos um trabalho de orientação aos alunos e pais para tratar da problemática sobre o lixo orgânico produzido no município e nas escolas. Para a obtenção de informações a respeito do tema proposto buscou-se parcerias com os profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri e Secretaria Municipal de Educação.  A coleta de dados e verificação do problema demonstrado apresenta-se no relato a seguir: A quantidade de lixo rejeito despejada na vala do aterro sanitário do município de Presidente Castello Branco, enquanto a composteira estava desativada chegou-se a 14.500 kg no mês de janeiro de 2014; no mês de fevereiro houve uma pequena queda, passando no valor de 13000 kg de lixo rejeito; no mês de março tivemos um aumento para 14.346 kg. A partir do mês de abril de 2014 voltou-se a fazer compostagem, e então, somente 10.950 kg foram despejados na vala; em maio 10.700 kg; em junho 11.000 kg e no mês de julho foi para a vala do aterro sanitário somente 8.330 kg de lixo rejeito, portanto, houve uma diminuição do lixo orgânico produzido, devido a compostagem realizada no aterro sanitário. Portanto, podemos concluir que quando os funcionários do aterro deixaram de compostar o lixo orgânico recebido no aterro o volume de carga foi bem maior, diminuindo desta forma o tempo de vida útil do aterro sanitário do município. Nos baseamos nestas análises para comprovar a eficácia das composteiras residenciais e especialmente a construção de uma composteira na escola, pois o lixo que é descartado iria todo para vala do aterro sanitário do município.  O material utilizado para a construção da composteira foi doado pela Secretaria de Agricultura e a mão de obra foi cedida pela Prefeitura municipal e pelos alunos do Núcleo de Educação Ambiental. Palavras-chave: Sustentabilidade + Composteira + orientação + parceria.   Instituição: E.E.B. Dois Irmãos Município: Presidente Castello Branco/SC    

O projeto Escola Sustentável – Práticas de Sustentabilidade que educam, pelo exemplo, a comunidade tem como base a instalação de sistemas físicos na escola (Estação de Captação, Tratamento e Aproveitamento de Água de Chuva, Redutores de Vazão, Composteira, Horta e Recipientes de Coleta Seletiva de Resíduos) em conjunto com treinamentos e palestras de educação ambiental para a comunidade escolar e para a comunidade do entorno, com a finalidade que todos sejam multiplicadores de boas práticas para a sociedade. Durante toda execução do projeto, como forma de divulgação do mesmo, comunicação e conscientização ainda maior, serão produzidas ações e ferramentas impressas, virtuais e vídeos, que permitirão abrangente repercussão midiática. O projeto visa abordar problemas emergenciais que afetam o meio ambiente, como a água e os resíduos, demonstrando na prática e na teoria algumas soluções e ações. Além de ensinar formas de vivermos em maior harmonia com a natureza, foca em reutilização de materiais e de recursos naturais, o que gera uma economia financeira e possibilidades de se usar o que antes era jogado fora. O projeto pode ser desenvolvido em qualquer município da RH06 e sua implantação tem duração máxima de 4 meses por escola atendida. Está alinhado com os ODS e Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305/10. Mais sobre o projeto: https://oscipvivacidade.wixsite.com/institutovivacidade/sobre

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000
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