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Esta pesquisa é uma continuação da pesquisa participativa iniciada pelo projeto Prapem/MB2 (MB2) em 2006 na comunidade do Caeté, microbacia São Bento, município de Gravatal. A primeira parte da pesquisa envolveu um amplo esforço da equipe técnica do município e da região, juntamente com as famílias participantes do projeto, que não mediram esforços para implantarem os sistemas em forma de mutirão com o envolvimento de todas as pessoas das famílias, jovens, adultos, idosos e as crianças que aproveitavam para brincarem em conjunto enquanto os adultos e jovens trabalhavam nos finais de semana.  Este projeto de pesquisa traz no seu bojo três questões fundamentais, uma relacionada ao aprendizado de pesquisadores, extensionistas, ONGs, lideranças comunitárias e as famílias envolvidas numa nova forma de pensar e organizar o conhecimento científico integrado com o conhecimento empírico e popular. A outra se refere a ampliação dos conhecimentos técnicos sobre as alternativas de saneamento ambiental rural de baixo custo que estão sendo trabalhadas pela Epagri com as famílias e comunidades rurais, pesqueiras e indígenas, criando as condições específicas para a elaboração e publicação de material técnico sobre o tema. A terceira concretiza trabalho em equipes multidisciplinares, trazendo diversos aspectos de conhecimento e de possibilidades. A proposta deste projeto busca resolver duas questões: 1- analisar um sistema de esgoto doméstico com um reator, não verificado anteriormente e, 2- conhecer o comportamento dos sistemas implantados na comunidade de Caeté após seis anos de funcionamento sem ter sido retirado o lodo dos mesmos. Saiba mais sobre o Projeto Entre em contato com a EPAGRI

O projeto "Conservar é Preciso" desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), e tem como objetivo apoiar a implantação e Gestão de Unidades de Conservação Municipais por meio do empoderamento dos atores envolvidos.  Entre as atividades desenvolvidas estão reuniões e apresentações em escolas municipais; cursos de extensão universitária, palestras, exposições, foruns , mesas redondas e divulgação em ambiente virtual, entre outros.    View the embedded image gallery online at: http://educacaoambiental.sde.sc.gov.br/index.php/projetos?start=30#sigFreeId8b577f54ac O projeto abrange o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Atalaia; os movimentos Sócio-Ambientalistas interessados na implantação de Unidades de Conservação (UCs); o poder público municipal envolvido com a implantação de UCs; e atores Sociais interessados na implantação do Parque Municipal da Ressacada; e escolas de Ensino Fundamental e Médio interessadas em atividades de Educação Ambiental.   Orientadora: Rosemeri Marenzi;  Acadêmicas: Amanda de Lima e Ana Paula Quintana  2012 - Em andamento

O Projeto Consumática foi desenvolvido na E.E.B.M. Almirante Barroso com as turmas do 3º ano A e B, de junho a dezembro de 2019, em Pomerode. Ele tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para os cuidados com o meio ambiente e as preocupações com o futuro, frisando o que é o desenvolvimento sustentável, a importância da diminuição do consumo e de ter atitudes que amenizem os impactos na natureza. O projeto buscou a interdisciplinaridade, trabalhando-se mais nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, tornando-as mais atrativas com jogos educativos reutilizando materiais recicláveis e contribuindo de forma lúdica para a aprendizagem, com práticas mais eficientes. Foram abordados conteúdos de consumo consciente, reutilização de materiais, redução de resíduos sólidos e proteção dos recursos naturais. Foram realizadas atividades que envolvessem situações do dia a dia, como uma ida ao supermercado para que reconhecessem seu papel de consumidor, como manipular o dinheiro em seu cotidiano, planejar, economizar e a importância de consumir somente o necessário, buscando evitar o acúmulo de lixo. Ainda, dentre as atividades desenvolvidas, foram trabalhadas situações envolvendo a separação dos resíduos, a utilização dos materiais orgânicos em hortas, gerando adubo, para posterior plantio e a visita ao Parque Girassol, a fim de conhecer a destinação final dos resíduos orgânicos do nosso município.      Audiovisual:https://photos.google.comshareAF1QipNjfJakoKrata5u1egUkFhMLxd1ZXb7CmF09v4NGRuJn1pymB5N3fRYQ-p68c9VEA?key=MDZQaHNrNUx2RWFwd1ViUE1CN1dfSW8zRjhreWRB  

Após diálogo colaborativo com os diferentes atores envolvidos no processo educativo do núcleo escolar Eginolf Bell, nasceu o projeto cuidando da vida com amorosidade, com objetivo de somar forças para o enfrentamento de dificuldades relacionadas a questões socioambientais e promover reflexão e mudança de atitudes no ambiente em que vivemos. O projeto foi implantado no Centro Básico de Educação Eginolf Bell, localizada no km 05 , município de Trombudo Central, Santa Catarina em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (EPAGRI), Prefeitura Municipal, e SC Rural. Foram utilizadas diversas metodologias, dentre as quais: oficinas, palestras, demonstração de método e excursão. Destacamos o subprojeto mini composteira, por meio do qual, os alunos do 5º ano construíram a sua com o compromisso de cuidar da mesma e observar as transformações que iam ocorrendo ao longo dos dias. Para a montagem dela utilizamos: 2 garrafas pets do mesmo tamanho, matéria orgânica, tela e palhada. Cortamos uma garrafa a 7 centímetros e a outra a 15 centímetros do fundo. Utilizamos a garrafa cortada a 7 centímetros do fundo para colocar a matéria orgânica produzidos no período de uma semana para compostar e a outra para servir de suporte para a primeira e para coletar o chorrume. O material utilizado para compostar foi a sobra de resíduos orgânicos produzidos no período de uma semana. Pesamos e distribuímos o material nas garrafas pets, colocando primeiro uma tela para evitar a passagem de sólidos, depois alternando uma camada de palhada e uma de matéria orgânica, até ocupar todo o espaço da garrafa. Pesamos uma a uma e cada aluno fez a identificação da sua anotando no caderno o peso final e guardando em local protegido da chuva. O acompanhamento do processo de compostagem foi feito por meio de análise visual, pesagem e medida. Foi possível observar as transformações que ocorrem e compreender conceitos. Ao final, o material será pesado e peneirado para fazer relação da quantidade de material úmido com a quantidade de húmus produzida e o mesmo será utilizado nas plantas que compõem o horto da biodiversidade. Os dados coletados foram utilizados nas aulas de matemática e ciências. Como resultado citamos: 29 minicomposteias; 29 alunos conhecendo a técnica da compostagem doméstica, compreendendo o que é e como funciona um aterro sanitário, reciclando o papel artesanalmente , professores trabalhando de forma articulada e interdisciplinar os conteúdos transversais sobre educação ambiental e significativas melhoras no ambiente escolar em relação à participação, cooperação, sensibilidade, solidariedade e cuidado com a vida.    Autores: Leonir claudino Lanznaster e Mariany Uhlendorf.

A preservação dos ecossistemas remanescentes do Bioma Mata Atlântica é prioritária, pois irá garantir a manutenção das nascentes, ajudando na regulação do fluxo dos mananciais das águas que abastecem as cidades e as comunidades que vivem mais ao interior; ajudar a regular o clima, as chuvas, assegurar a fertilidade do solo e a proteger as encostas de morros. Santa Catarina está totalmente inserida no Bioma Mata Atlântica. Os objetivos são: 1 - desenvolver um jogo eletrônico educativo  e colaborativo, de forma a contribuir para o conhecimento dos elementos da fauna e da flora dos ecossistemas que compõe o Bioma Mata Atlântica de Santa Catarina; 2 - aplicar em um grupo de estudantes um protocolo para avaliar a aprendizagem dos conteúdos apresentados e a usabilidade no jogo eletrônico educativo; 3 – disponibilizar para dowload o jogo eletrônico educativo na internet. Através de metodologias específicas, espera-se atingir as seguintes metas: 1- estabelecer um protocolo para avaliar a receptividade e atenção do público alvo em relação às formas de apresentação do conhecimento científico; 2-levantamento das informações técnico/científicas para compor o jogo eletrônico educativo; 3- desenvolvimento do jogo eletrônico educativo; 4- desenvolvimento das etapas do jogo eletrônico educativo; 5 - manual de instruções para o educador; 6- Avaliação do jogo eletrônico educativo e testes de usabilidade e 7 – oferecer acesso gratuito do jogo eletrônico pela internet. Dentre os diversos resultados esperados, o principal é a popularização do conhecimento do Bioma Mata Atlântica do Estado de Santa Catarina, dentre os estudantes do ensino fundamental I e II, através de um jogo eletrônico educativo, que visa ainda, estimular as atividades colaborativas.  Saiba mais sobre o Projeto

O projeto SIGAD - Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão – é parte integrante do Programa Observatório do Desenvolvimento Regional, responsável por produzir, sistematizar, analisar e publicar dados e informações da dinâmica socioeconômica do município de Blumenau. O projeto tem como objetivo geral, assegurar a disponibilidade de dados confiáveis e atualizados produzindo diagnósticos da Região do Médio Vale do Itajaí polarizado por Blumenau. Dentro desse contexto existem os objetivos específicos: Propiciar o uso do sistema SIGAD na produção acadêmica da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional; Participação em eventos acadêmicos e extra acadêmicos; Integração do Observatório do Desenvolvimento Região e SIGAD à outros sistemas de informações sócio econômicas e Atualização e integração dos diagnósticos de Blumenau e Região do Médio Vale do Itajaí.   A metodologia de trabalho consiste em criar um espaço único, por meio da web, para divulgação das informações do município a partir dos inúmeros dados publicados pelos órgãos públicos das três esferas de governo. É ponto pacífico que os dados precisam de tratamento e sistematização para estar acessíveis ao público em geral. Os portais onde os dados iniciais se encontram, as chamadas fontes primárias utilizadas pelo SIGAD, são complexas e de difícil acesso, impedindo a busca rápida e precisa da informação.   O maior resultado do projeto é capacidade de agrupar informações em séries históricas de mais de 10 anos em um único relatório que permite rápidas comparações entre si, evitando o acesso a inúmeras fontes de dados para obter duas ou mais informações e sem a certeza de que esteja correta. Através deste Projeto de Extensão, o programa Observatório do Desenvolvimento Regional mantém atualizados os Diagnósticos de Blumenau e de sua Região. Nestes Diagnósticos, são realizadas análises sobre a realidade municipal e regional, para prospectar, de forma continuada, tendências futuras, oportunidades e ameaças ao desenvolvimento da região. Estas análises são disponibilizadas à sociedade, para acompanhamento do desenvolvimento de Blumenau e da sua região, servindo também de subsídio para trabalhos acadêmicos, para a formulação de políticas públicas e para a tomada de decisões de investimentos. A disponibilização dos Diagnósticos de Blumenau e da sua Região à sociedade é feita gratuitamente na internet através do site www.furb.br/sigad .     Dessa forma, podemos concluir que o projeto SIGAD perante todos os setores que necessitam de informações sócio econômicas, contribui para a tomada de decisão do setor público e privado, bem como para os acadêmicos da graduação e pós-graduação no desenvolvimento de trabalhos científicos.

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000
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