O projeto educação ambiental com enfoque ecoformador iniciou no ano de 2014, na E.B.M. Olga Rutzen, localizada na cidade de Blumenau, SC. A instituição possuí 315 alunos de 6 à 14 anos de idade do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Com apoio do CAPES a FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) desenvolveu o projeto PIBID ( programa institucional de bolsas de iniciação a docência) aonde os formandos das licenciaturas tem o privilégio de estar atuando em sala de aula.
Os alunos das licenciaturas de química, pedagogia e ciências biológicas bolsistas do PIBID, observando a necessidade de se criar uma cultura ecoformadora e orgânica no ambiente escolar visando a formação de novos disseminadores dos ideias e motivados pela capacidade de atuarem com atividades diversificadas, transdisciplinares e transformadoras, buscaram na escola apoio para desenvolver suas atividades.
O projeto atende 16 alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental, no contra turno escolar, onde desenvolvemos atividades divertidas, lúdicas, pedagógicas e criativas. Com a metodologia de trabalhar em roda de conversas, contação de histórias, jogos pedagógicos, blog de atividades, slides, filmes e atividades práticas na horta escolar, objetiva-se a melhoria da qualidade de vida, e valorização do meio aonde vivem,além da valorização dos alimentos saudáveis e orgânicos, e utilização adequada das tecnologias da informação em prol de adquirir conhecimentos para melhorar a qualidade de vida.
Existe uma enorme dificuldade de incutir na mente das crianças a importância da alimentação correta, saudável e orgânica aliada a grande massa de crianças com sobrepeso e doenças originadas da alimentação incorreta e industrializada em demasia, além de observar que a comunidade envolvida possuí terrenos para produzir horta mas preferem comprar alimentos industrializados e vegetais,legumes e frutas tratados com agrotóxicos.
Os resultados obtidos vão desde a grande motivação para estarem sempre participando do projeto, e os debates sobre a temática demostra que os alunos estão mais conscientes e interessados em modificar a realidade em que vivem, e terem uma vida mais saudável e equilibrada, além de valorizar a natureza e os seus recursos.
Autores: Sandra Taís Amorim; Fernanda Baminetti; Katucia Sandra Zatelli e Cliomar Saraiva.