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A educação ambiental é uma proposta de mudanças de comportamento frente aos desastres ambientais provocados pela intervenção negativa do homem no mesmo. Sendo assim, conscientizou-se discentes, docentes e demais funcionários da necessidade de separar os tipos de lixos, tendo clareza de que não adianta somente tomar conhecimento teórico, social e filosófico sobre as questões homem/natureza: é necessário atitude. A consciência ecológica comprovadamente acontece quando são somadas aos conteúdos, ações práticas que aproximem e comprometam todo corpo da escola, principalmente os adolescentes e jovens.

 O Projeto „Escola Carbono Zero“, foi iniciada em setembro de 2012, sugerido pelo Assistente Técnico Pedagógico, Gilberto Nicolai, da 29ª Secretaria Regional de Palmitos e foi recebido com muita expectativa. A professora Ivanir Terezinha Merisio mediou a adesão e implantação e a escola iniciou sua proposta ambiental: diminuir a emissão de gás carbônico da escola. Como ponto de partida colocou-se em cada sala de aula e demais ambientes escolares, sacos de lixo amarelos (doados pelos parceiros) para coleta do reciclável e sacos pretos para o lixo não reciclável, bem como, o orgânico da cozinha e o lixo dos banheiros. Os alunos ficaram responsáveis diariamente em recolher o lixo reciclável produzido em cada sala de aula, em cada turno. O mesmo foi conduzido para o laboratório de ciências, onde a professora Andréa Ely, responsável, fez as devidas pesagens e anotações na planilha. Os demais lixos foram recolhidos e pesados pelos serventes e pela equipe terceirizada da merenda escolar, registrados também e, em seguida, encaminhados à professora responsável, que protocolou os resultados. 

No final de julho de 2013, foram feitas as estimativas e cálculos referentes ao lixo produzido, ao gás e a energia gasta neste período para, então, ter-se um dado preciso sobre a quantidade de gás carbônico produzido e, em contrapartida, a quantidade exata de árvores a serem plantadas para neutralizar as emissões causadas por esta escola. Tendo em mãos resultados efetivamente concretos (94 árvores nativas), os parceiros, Lions Clube, Grupo de Escoteiros General Osório, Prefeitura Municipal, Epagri e Instituto de Reflorestamento UNIMED, doaram mudas de árvores nativas em número maior que o estimado, uma vez que a preocupação, também, era salientar a importância do carbono negativo. Chegou-se à definição de que seriam necessários o plantio de mais ou menos 280 mudas. Posteriormente, apresentou-se os dados obtidos a todos os segmentos do educandário na semana pedagógica. Preparou-se um grupo de alunos da 8ª série para elaborar a apresentação em forma de slides, com colaboração e orientação da professora responsável. Após, realizou-se a conferência na escola, nos turno matutino e vespertino. A conferência determinou que o plantio seria feito em duas etapas, bem como, determinou os locais a serem beneficiados com o plantio, sendo eles: a próprias escola, futuras instalações do Pelotão da Polícia Militar, Parque Aquático e no Camping do Balneário de Pratas.

A avaliação de toda e qualquer atividade é um instrumento de reflexão dos acertos e erros, numa perspectiva de construção de caminhos, aprimorando técnicas e renovando atitudes e ações. A avaliação implica numa intervenção no processo, proporcionando espaço à participação responsável e conscinete dos envolvidos na atividade em questão, tendo em vista o aperfeiçoamento cada vez maior do que está sendo realizado. O projeto será avaliado permanente, processual e continuamente, em todas as etapas de sua execução, objetivando resultados que sirvam de parâmetro para ações futuras.

 

Instituição: E.E.B. Cardel Arcoverde

 

Município: São Carlos/SC

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
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