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O objetivo do projeto é proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.

Atividades realizadas:

  • Pesquisa dirigida e discussão sobre as diversas questões ambientais;
  • Leis que abordam a preservação ambiental;
  • Textos que abordam a destruição do meio ambiente;
  • Palestras sobre Meio Ambiente;
  • Vídeos sobre o Meio Ambiente;
  • Entrevistas sobre as ações que estão sendo desenvolvidas com relação a: coleta seletiva, aterro sanitário, rede de esgotos, preservação dos Rios: Lajeado São José e Passo dos Índios;
  • Praticar a coleta Seletiva dentro do ambiente escolar nossa Unidade Escolar;
  • Passeio pela escola, recolhendo o lixo encontrado;
  • Elaboração de cartazes informando o tempo de decomposição dos lixos;
  • Busca de informações sobre o tema: entrevistas, pesquisas, telejornais, revistas, internet;
  • Montagem de um mural ecológico;
  • Caminhada pelo bairro observando e registrando através de fotografia as condições do meio ambiente, quantidade de lixo jogado nas ruas, poluição causada pelo esgoto, saneamento básico, condições de moradia;
  • Produção de poemas, poesias;
  • Palestras sobre a questão ambiental;
  • Execução do Projeto de embelezamento de ajardinamento da nossa unidade escolar;
  • Conseguir junto aos órgãos municipais e empresas particulares mudas de flores e plantas ornamentais;
  • Discussão e debates de questões relacionadas ao meio ambiente;
  • Confecção de murais, painéis, cartazes, panfletos;
  • Avaliação descritiva (relatórios de atividades);
  • Vídeos sobre os fenômenos atmosféricos;
  • Filmes;
  • Acesso a Internet para busca de informações sobre o Meio Ambiente;
  • Confecção de teatros, maquetes;
  • Organizar os agentes da limpeza para colaborar com o projeto por uma escola mais limpa;
  • Providenciar lixeiras nas salas de aula para coleta de material a ser reciclado;
  • Visita a nascente do rio Chapecó, no município de Cordilheira Alta;
  • Fazer a análise da água dos rios: Lajeado São José e Passo dos Índios para verificar a qualidade da mesma;
  • Verificar a qualidade da água que tomamos na escola, observando de quanto em quanto tempo são limpa as caixas de água;
  • Visita a Mostra de Educação Ambiental e Ecologia;
  • Leitura e releitura da carta 2070;

Culminância

  • Exposição de trabalhos aberta a Comunidade.

Instituição: E.E.B. Profª Irene Stonoga

 

Município: Chapecó/SC

 

FICHA TÉCNICA:

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
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