O lançamento foi feito em Joinville, SC, no Curso de Formação de Educadores Ambientais promovido pela SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável) de Santa Catarina, que reuniuparticipantes da CIEA/SC (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina).

O evento, dirigido aos membros do GTEA (Grupo de Trabalho de Educação Ambiental) da RH06 (Região Hidrográfica norte/nordeste de Santa Catarina), reuniu, nos dias 11 e 12 de agosto de 2016, dezenas de voluntários para troca de experiências na área da educação ambiental.

Associados do IVC e do COL (Clube de Oratória e Liderança) também participaram da formação. As duas entidades são referência em Joinville quando o assunto é meio ambiente.
Representando o COL,expliquei aos participantes que o IVC nasceu dentro desta entidade que forma líderes e qualifica oradores desde 1979.
O IVC apresentou o projeto "Escola Sustentável", um programa amplo de educação e conscientização ambiental para ser implantado em escolas estaduais da região e que já foi apresentado à SDS para ser viabilizado com recursos da Fepema.

A presidente do IVC, engenheira ambiental Tatiana Valencia Montero apresentou também o novo sítio virtual da Oscip

As 16 horas de curso foi, acima de tudo, de muita troca de experiências com diversas apresentações e palestras.

O ambientalista João Carlos Farias (Dr. Água), apresentou um dos projetos do IVC que é referência nacional e Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco Brasil, as Etacs (Estações de Captação, Tratamento e Aproveitamento de Água de Chuva)

O evento, liderado por educadores ambientais de Balneário Camboriú, foi organizado pelo GTEA (Grupo de Trabalho de Educação Ambiental) RH 07/SC (Região Hidrográfica) e teve como principal objetivo reativar oGTEA RH 06/SC (Joinville e região) que estava desarticulado desde 2010.
O que se pôde conferir foi o pleno êxito da iniciativa que já tem sua primeira reunião programada para o dia 04 de outubro, em Massaranduba.